Caminhemos Juntos: A Historia de um novo Movimento para Plantação de Igrejas no México e nas Américas.

Em 2012 Elías e Rayto Rosales de Aguas Calientes no México Assistiram o segundo Encontro de Plantação de Igrejas Latinas Caminhemos Juntos na Catedral da Diocese de San Joaquin em Fresno,California, uma das primeiras Dioceses à Separar-se da Igreja Epsicopal dos Estados Unidos (TEC) e abrigada temporariamente pela Provincia da America do Sul até a formação da nova Provincia da ACNA.(Caminhemos Juntos havia começado um ano antes em Chicago-IL, através do movimento Greenhouse (Sociedade Missionária São Paulo), com a visão de alcançar os milhões de imigrantes latinos e falantes de espanhol nos USA.)

Embora fossem parte da Provincia Anglicana do México, sentiam-se cada vez mais fora do lugar doutrinaria e missionalmente em uma Provincia ainda mais liberal do que a TEC em alguns sentidos e estavam então explorando esse novo e alternativo movimento dentro da ACNA. Tristemente a Província Anglicana do México já há muitos anos havia introduzido uma moral contrária as escrituras, através da ordenação de lideres abertamente homossexuais ,além do “ direito de estola”, que basicamente tem sido uma forma de vender os Sacramentos.

Em Caminhemos Juntos encontraram um ambiente muito diferente, sentiram-se totalmente em casa e foram carinhosamente recebidos pelo Arcebispo Robert Duncan, que orou por eles. Na reunião , também orou por eles o Arcebispo, Tito Zavala do Chile, o qual fazia parte da então Provincia do Cone Sul, uma provincia que começava a colaborar com a ACNA na missão de alcançar latinos e imigrantes falantes de español nos USA.

Formou-se um laço de amor e imediatamente Elias e Rayito com sua Congregação Jesus é a Ressurreição e com A Trindade , Uma pequeña congregação dirigida por imigrantes chilenos na cidade de Guadalajara , formalmente se separaram da Igreja Anglicana do México para unir-se a ACNA, que havia decidido reunir e abrigar toda a América do Norte (Canadá, USA e México). A esse grupo , também se uniu imediatamente um Congregação no centro do México (Iglesia del Gran Pastor), uma Igreja florescente em Fresnillo – Zacatecas. O Pastor fundador da Igreja do Bom Pastor, juntamente com outros lideres esteve presente na segunda conferencia de GAFCON em Nairobi –Kenia. Unidos na ACNA e Caminhemos Juntos, estas congregações se comprometeram com a visão de plantar Igrejas e alcançar o México, o País menos evangelizado nas Américas com mais de 120 milhões de pessoas das quais mes de 15% são evangelicos . A meta desde o principio foi plantar 10 Igrejas e alcançar 1000 pessoas para Cristo. Um enorme e difícil trabalho no qual estão trabalhando com todas suas forças.

Grande parte da América Latina ainda é dependente da Igreja Episcopal (TEC) dos EUA ou através de subsídios econômicos ou como parte da nona província de TEC, que inclui Honduras, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Equador e Venezuela.

Em 2015, após um pedido de uma igreja ortodoxa na Colômbia, América do Sul, GAFCON outorgou ao Bispo Miguel Uchoa a "cobertura episcopal para as igrejas anglicanas Ortodoxas na América Central e norte da América do Sul que não podem continuar como parte de suas dioceses". Isto efetivamente expandiu a missão de caminhar juntos, agora em colaboração com a Igreja Anglicana no Brasil- Diocese do Recife (Novo nome dado à Igreja que se chamava simplesmente Diocese de Recife, uma Diocese sob a cobertura de GAFCON), missionalmente unir os 35 países das Américas, desde o norte do Canadá até o sul do Chile e da Argentina . Assim nasceu a conferência em 2016, que teve lugar em Santiago do Chile chamada "Caminhemos Juntos nas Américas: Uma consulta para o avanço da missão e plantação Anglicana" com a abordagem na plantação de igrejas e Missão . Esta conferência reuniu 11 países nas Américas e teve o Arcebispo Benjamin Kwashi da Nigéria como um dos principais expositores. Após esta reunião, uma congregação da Colômbia, a Iglesia Anglicana La Vid, foi oficialmente recebida pelo Bispo Miguel Uchoa em Dezembro de 2016, a partir do chamado "ano de expansão" da igreja Anglicana no Brasil.

Ainda há muito a ser feito na América Latina. A próxima reunião do Caminhemos Juntos para as Américas está prevista para os dias 05 – 07 de outubro em Recife, Brasil, com o objetivo de levantar missionários e plantadores de igrejas brasileiras e latino-americanos que possam ser enviados para o México, em toda a América e ao redor do mundo para esta nova fase da missão global que movimento Lausanne chamou de "Missão de todos os lugares para todos os lugares."

(Para a versão original no site GAFCON clique aqui)