Um Comunicado dos Primazes do Gafcon para Membros e Apoiadores (29 de abril de 2017)

"Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas". Isaías 2:3

Irmãos e irmãs em Cristo,

Como seus Primazes, nós nos encontramos em Lagos,  na Nigéria, nos dias 24 a 28 de abril de 2017 para orar e trabalhar pela renovação contínua da Comunhão Anglicana. Agradecemos a extraordinária hospitalidade do Bispo diocesano de Lagos, do Arcebispo de Lagos e  do Primaz da Igreja da Nigéria (Comunhão Anglicana).

Começamos nosso tempo juntos todos os dias com oração e estudo da Palavra de Deus. Cientes de que estamos nos aproximando do 500º aniversário da Reforma, demos graças pelo testemunho fiel dos líderes que desafiaram a Igreja a recuperar a autoridade das Escrituras. Eram homens e mulheres que estavam dispostos a tomar ações custosas, e selaram esse testemunho com seu próprio sangue.

Jerusalém/2018 -  Futura Conferência Anglicana Mundial

Gafcon é uma família global composta por 9 províncias e 5 filiais que representam a maioria dos anglicanos do mundo. Jerusalém/2018 será o 10 º aniversário da fundação do nosso movimento. Aguardamos com expectativa para agirmos como um instrumento de unidade reunindo nosso povo para que assim  eles possam compartilhar a mesma alegria no Evangelho que experimentamos quando estamos juntos.

Nosso tema será "Proclamando Cristo fielmente às nações" e estamos antecipando que mais de 1.700 delegados se juntem à adoração, ao ensino e à peregrinação. Nos próximos meses, cada província ou filial estará emitindo convites entre seus membros. Por favor, orem pela equipe de planejamento uma vez que atendem aos muitos detalhes deste evento.

Se uma parte do corpo sofre, cada parte sofre com ele

Nosso encontro também foi uma oportunidade para compartilhar uns com os outros nossos fardos e o sofrimento de nosso povo. Em particular, discutimos a guerra civil em curso no Sudão do Sul, e os desafios enfrentados pela igreja naquela província. Este conflito deslocou milhões, muitos dos quais encontraram um lar temporário no norte de Uganda. A igreja anglicana está cuidando desses refugiados da melhor forma possível, mas os recursos da região estão atualmente saturados. Nós comissionamos os Primazes da Uganda e  do Quênia para visitarem o Sudão do Sul no intuito de explorar formas de trabalhar com outros parceiros ecumênicos para oferecer mediação que possa trazer um fim a este conflito.

Muitas das nossas províncias africanas são confrontadas pela dupla ameaça do islamismo insurgente e da seca. O ataque de cristãos e igrejas no norte da Nigéria tem sido notícia, e os perigos diários lá e em outros lugares continuam a ser reais. Aliado com as condições de seca, existe o potencial para a fome generalizada em nossas províncias subsarianas.

Em nossas Províncias do Norte Global, os desafios são diferentes. Com a crescente influência do materialismo, do secularismo e da perda dos alicerces morais, nosso povo nestas províncias enfrenta perigos sutis, mas espiritualmente danosos.

Por favor, mantenha cada uma desses assuntos em suas orações e considere o que Deus possa estar chamando você para fazer em resposta a eles. Nossas províncias têm fronteiras, mas nossa Igreja não tem, e o compartilhamento de recursos materiais e espirituais nunca foi tão necessário.

Um bispo missionário

Durante nosso encontro, nós examinamos como melhor responder à voz de anglicanos fiéis em algumas partes do Norte Global que estão precisando da liderança episcopal biblicamente fiel. A consideração imediata é a realidade de que em 8 de junho de 2017 a Igreja Episcopal Escocesa provalvelmente formalizará sua rejeição ao ensinamento de Jesus sobre o casamento. Se isso acontecer, os fiéis anglicanos da Escócia precisarão de cuidados pastorais apropriados. Além disso, dentro da Inglaterra existem igrejas que, por razões de consciência, foram implantadas fora da Igreja da Inglaterra pela Missão Anglicana na Inglaterra (AMiE). Essas igrejas estão crescendo e precisando de liderança episcopal. Por isso, decidimos consagrar um bispo missionário que será encarregado de fornecer liderança episcopal para aqueles que estão fora das estruturas de qualquer província anglicana, especialmente na Europa.

Uma Palavra de Encorajamento aos  Fiéis Anglicanos nas Províncias Europeias

Desejamos tranquilizar todos os fiéis anglicanos nas províncias europeias que eles também têm as nossas orações e o nosso apoio. Nós estamos cientes de que alguns cristãos dentro dessas províncias que estão lutando pela fé podem, a princípio, considerar a notícia de um bispo missionário como uma ameaça para suas esperanças de reforma interna.

Acreditamos que a complexidade da situação atual na Europa não admite uma única solução. Os cristãos fiéis podem ser chamados a diferentes cursos de ação. Nós abençoamos aqueles cujo contexto e consciência os tem levado a permanecer e a lutar pela fé dentro das estruturas atuais. Se você for bem sucedido, não precisará de um bispo missionário; se você não for bem sucedido, uma alternativa está à mão. O único verdadeiro fracasso seria perder tempo através da inércia.

Também oramos por aqueles que ainda não sabem o que a fidelidade requer. Que Deus lhes dê a sabedoria e a coragem dos Reformadores para que permaneçam firmes onde quer que o Senhor os chame a estar.

Instituto de Treinamento de Bispos (BTI)

O lançamento do Instituto de Treinamento de Bispos foi bem sucedido, atraindo bispos de todo o mundo para a formação e o ensino do papel único de liderar uma diocese. O Instituto tem sua base no Quênia, e é liderado pelo Rt Rev. Samson Mwaluda, e  assistido pelo Rev. Paul Sampson. O próximo curso acontecerá em Maio deste ano, eoTerceiro Instituto de Treinamento de Bispos  (BTI 3)  será em Novembro.

Atualizações de Filial

Recebemos atualizações de nossas filiais estabelecidas na Austrália, na Nova Zelândia, no Sul da África, no  Brasil e no Reino Unido. Também recebemos relatos encorajadores sobre novas filiais do Gafcon emergentes em outras partes do mundo anglicano. Agradecemos o contínuo crescimento deste movimento e a oportunidade que temos de partilhar a comunhão com aqueles que estão pregando o Evangelho ao redor do mundo, em tempo e fora de tempo.

O Sul Global

Agradecemos a comunhão que tivemos no último outubro com o Sul Global Anglicano na 6ª Conferência Anglicana Global do Sul, no Cairo, Egito. Nós afirmamos nosso desejo de continuar trabalhando em estreita parceria, caminhando juntos na verdade do Evangelho.

Conclusão

Agradecemos a liderança do nosso Presidente, o Reverendíssimo Dr. Nicholas Okoh. Quando olhamos em direção a Jerusalém/2018, nós pedimos suas constantes orações e apoio. Especificamente, pedimos que você ore pela renovação contínua da Comunhão Anglicana e pela disseminação desse movimento reformista. Que em todas estas coisas Cristo possa ser glorificado e seu nome proclamado fielmente às nações.

Comunicado do Conselho dos Primazes, Lagos 2017