Carta Pastoral do Presidente do GAFCON - Fevereiro 2018 (Português)

archbishop-nicholas-d-okoh_trees.jpg

07 de fevereiro de 2018


Meu querido povo de Deus,


‘Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!’ 2 Coríntios 5:17


As palavras de Deus são palavras poderosas. Elas nunca estão vazias. No início da criação, ‘Deus disse: "Que haja luz" e houve luz’   (Gênesis 1: 3) e quando a palavra de Deus é proclamada fielmente hoje, existe uma nova criação. Foi essa convicção que nos levou a Jerusalém em 2008 e nossa Declaração e Comunicado de Jerusalém começou afirmando que nos reunimos como ‘um movimento espiritual para preservar e promover a verdade e o poder do evangelho da salvação em Jesus Cristo, como nós Anglicanos recebemos isto.’


Não podemos realmente promover o evangelho se não tivermos o cuidado de preservá-lo de distorção ou diluição e, portanto, elogio o Conselho Evangélico da Igreja da Inglaterra (CEII) pelo seu recente documento "Evangelho, Igreja e Casamento: Preservando a Fé Apostólica e a Vida". Numa altura em que a liderança sênior da Igreja da Inglaterra parece incapaz de resistir à pressão para se comprometer com uma cultura altamente secular, é um sinal de esperança de que os líderes evangélicos possam se unir neste sentido.


Eles afirmam que o ensino bíblico e apostólico sobre casamento e sexualidade não é um assunto secundário sobre o qual podemos concordar em discordar, mas é essencial para a integridade do testemunho da Igreja e para o discipulado cristão. Como mostra o Novo Testamento, "os apóstolos tiveram que guardar os limites distintivos da Igreja em questões de doutrina e ética, incluindo a moralidade sexual".


A afirmação insiste em que isso não restringe de modo algum a inclusão da mensagem do evangelho, mas para reter a integridade dessa mensagem, a Igreja da Inglaterra "não deve aceitar ensinar ou afirmar comportamento - de forma implícita ou explícita - que contradiz ou mina os limites estabelecido pelo ensino e prática apostólica ". Onde esse ensino é aceito, a afirmação conclui, deve haver "diferenciação visível", um distanciamento para que a Igreja seja "capaz de oferecer um testemunho fiel e coerente a um mundo confuso e necessitado".


No entanto, a questão que eu humildemente gostaria de perguntar aos meus irmãos e irmãs na Inglaterra é esta: Vocês terão coragem e agirão sobre essas palavras? Como membros da Igreja Matriz da amada Comunhão, vocês têm uma grande responsabilidade. Nós oraremos por vocês e ficaremos com vocês, mas não podemos tolerar vocês. Se vocês não agem, as práticas sexuais e as identidades de gênero que representam uma rejeição radical da vontade e propósito de Deus se tornarão enraizadas e levarão a uma trágica separação da grande maioria da Comunhão.


Nossa necessidade urgente é que a Bíblia seja restaurada ao coração da nossa vida juntos para que nossa identidade anglicana possa ser moldada e ordenada pela Palavra de Deus. Há muito em nossa história compartilhada que podemos agradecer a Deus, mas isso só não nos manterá juntos no presente. Em um mundo globalizado, a visão do Gafcon é ver todo o potencial de nossa Comunhão compreendido como anglicanos fiéis de cada nação, raça e cultura unidos em um testemunho claro, confiante e alegre de Jesus Cristo, que faz todas as coisas novas.


Por favor, orem por uma nova efusão do Espírito Santo de Deus enquanto nos preparamos para a nossa terceira conferência global em Jerusalém, em junho. Eu também recomendo suas orações por aqueles eleitos no mês passado para liderar duas províncias alinhadas ao Gafcon, o Bispo de Maridi, Justin Badi Arama, escolhido como o próximo Primaz do Sudão do Sul, e o Bispo de Shyira, o Dr. Laurent Mbanda, escolhido como o próximo Primaz de Ruanda. Orem por eles enquanto se preparam para assumir o peso dessa grande responsabilidade como líderes em suas Províncias e na Comunhão mais ampla.


O Reverendíssimo Nicholas D. Okoh
Arcebispo, Metropolita e Primaz de toda Nigéria e Presidente, do Conselho de Primazes do GAFCON