Bispo Missionário Apresentado Pelo Arcebispo Foley Beach (Português)

08 de Junho de 2017

Hoje, o Sínodo da Igreja Episcopal Escocesa votou para finalizar uma mudança em seus cânones que busca redefinir o casamento. Esta ação marginaliza ainda mais os anglicanos fiéis na Escócia que defendem o ensino de Jesus sobre o casamento.

Reconhecendo a necessidade pastoral que surgiu após a votação inicial da Igreja Episcopal Escocesa (SEC), em Junho de 2016, em Abril deste ano os Primazes do Gafcon autorizaram a consagração de um bispo missionário para cuidar daqueles que procuram permanecer fiéis às escrituras e ao ensimento de Jesus sobre o casamento.

Hoje em uma conferência de imprensa em Edimburgo, na Escócia, o Arcebispo Foley Beach, falando em nome do Conselho dos Primazes, apresentou o novo bispo missionário:

Declaração do Gafcon sobre o Bispo Missionário pelo Arcebispo Foley Beach

Boa tarde. Obrigado por estar aqui hoje. Eu planejo fazer uma breve declaração. O Reverendo Cônego Andy Lines fará uma breve declaração. O Reverendo David McCarthy fará uma breve declaração. E então teremos um tempo para perguntas.

Eu falo com você hoje como Arcebispo e Primaz da Província da Igreja Anglicana na América do Norte e como um Primaz assentado no Conselho dos Primazes do Gafcon. Em nome do Presidente do Gafcon, o Reverendíssimo Nicholas Okoh, Primaz de toda a Nigéria, do Presidente Assistente, o  Reverendíssimo Stanley Ntagali e do Conselho dos Primazes do Gafcon: Graça e paz para você em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Nós continuamos a ter uma crise na Comunhão Anglicana, uma vez que o vírus da teologia e prática revisionistas continua a se espalhar por várias províncias. Ao invés de corrigir e disciplinar aqueles que se afastaram da fé e da prática bíblica que nos foram transmitidas pelos apóstolos, alguns líderes da igreja estão abraçando o falso ensinamento e, então, vão ainda mais longe, promovendo este ensinamento ao redor do mundo.

O Comunicado de Nairobi, do encontro do Gafcon em Nairobi, no Quênia, em 2013, afirmou claramente que a liderança do Gafcon não ignoraria os argumentos dos fiéis que estão encurralados em lugares onde a falsa doutrina e prática ocorrem. Nós prometemos que providenciaríamos cuidado pastoral e supervisão para aqueles que permanecem fiéis ao ensinamento de Jesus sobre o casamento.

Em nosso encontro de Abril em Lagos, na Nigéria, os Primazes do Gafcon decidiram fornecer um bispo missionário para a Europa com o foco inicial naqueles fiéis na Escócia e naqueles anglicanos fiéis na Inglaterra, fora da Igreja da Inglaterra.

A decisão de hoje da Igreja Episcopal Escocesa de mudar a definição bíblica e histórica de casamento destacou a necessidade de responder aos clamores e súplicas daqueles escoceses que hoje estão sendo marginalizados por seus líderes. A tentativa de redefinir o casamento não é algo que um cristão fiel pode suportar.

Os Primazes do Gafcon pediram à nossa Província, da Igreja Anglicana na América do Norte, que assumisse a tarefa de fornecer um bispo missionário para a Escócia. Nossa Província foi formada na direção do Gafcon 2008, depois que muitas das Províncias do Gafcon proporcionaram o mesmo tipo de supervisão para clérigos e congregações na América do Norte. Eles nos pediram para consagrar o Reverendo Cônego Andy Lines.

Reverendo Cônego Andy Lines

Reverendo Cônego Andy Lines

Nosso Colégio de Bispos discutiu e decidiu aceitar essa responsabilidade. Seguindo os Cânones da nossa Província, o Comitê Executivo da Província não foi apenas consultado, mas também votou por unanimidade para apoiar essa empreitada.

Nós também nomeamos um comitê de supervisão de Bispos para prover orientação e responsabilidade para o Reverendo Lines enquanto ele atravessa nosso processo de consagração, e apoiá-lo depois que ele for consagrado bispo. O Arcebispo Robert Duncan é presidente do comitê, composto por três bispos diocesanos: o Rt. Rev. Bill Atwood, o Rt. Rev. Charlie Master e o Rt. Rev. David Hicks.

O Reverendo Cônego Andy Lines agora é canonicamente residente na Diocese do Sul como um "presbítero em boa situação" depois de ter sido transferido da província da América do Sul como um presbítero em boa situação.

A Consagração será na manhã do dia 30 de Junho em Wheaton, em Illinois, e o culto incluirá Primazes, Arcebispos e Bispos de todo o mundo. Embora a Igreja Anglicana na América do Norte seja a Província consagrante, esta é uma iniciativa da Comunhão Anglicana mais ampla.

Por fim, como Arcebispo e Primaz da Igreja Anglicana na América do Norte, eu considero uma honra servir os escoceses dessa maneira. Após a Revolução Americana nos Estados Unidos, os líderes anglicanos na Inglaterra não consagrariam bispos para a Igreja Anglicana recentemente formada nos Estados Unidos.

Foi a Escócia que veio ao nosso resgate e consagrou nosso primeiro bispo, Samuel Seabury. É providencial que nós, na América do Norte, possamos agora honrar nossa herança escocesa, fornecendo um bispo para os fiéis na Escócia. Espero que o bispo missionário conduza um esforço para plantar igrejas dinâmicas em toda a Escócia que sejam centradas em Jesus, praticando o ensino da bíblia e mantendo a longa tradição da fé Anglicana. Como Samuel Seabury disse uma vez:

O erro muitas vezes se torna popular e contagioso, e então ninguém pode dizer até onde ele se espalhará, nem onde ele termina. Nós devemos, em tais casos, recorrer aos primeiros princípios, e assumimos nossa posição. A Bíblia deve ser o fundamento da nossa fé.